A fixação do Credo nos séculos IV e V
Quadro extraido de "Acetato 9", História 7, Porto Editora
No decurso dos três primeiros séculos, numerosas divergências de pontos de vista manifestavam-se entre os Cristãos a propósito do significado da Páscoa, do valor do Batismo e da Penitência. Mas no século V era a própria unidade da Igreja que se encontrava ameaçada a propósito da crença na Santíssima Trindade, Deus em três pessoas distintas. Quatro concílios ecuménicos (do grego "oikoumenê", que significa "terra habitada") tveram lugar em Niceia (325), Constantinopla (381), Éfeso (431) e Calcedónia ( 451). Depois de animadas discussões, o Credo (da palava latina que significa "eu creio") foi fixado. Confirmou a Unidade de Deus em três pessoas, afirmou que Jesus era "verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem", professou o sacramento do Batismo para remissão dos pecados, anunciou a ressurreição dos mortos e o Julgamento Final.
Texto adaptado de A História dos Homens: as grandes religiões, Lello & Irmão 1990.
No decurso dos três primeiros séculos, numerosas divergências de pontos de vista manifestavam-se entre os Cristãos a propósito do significado da Páscoa, do valor do Batismo e da Penitência. Mas no século V era a própria unidade da Igreja que se encontrava ameaçada a propósito da crença na Santíssima Trindade, Deus em três pessoas distintas. Quatro concílios ecuménicos (do grego "oikoumenê", que significa "terra habitada") tveram lugar em Niceia (325), Constantinopla (381), Éfeso (431) e Calcedónia ( 451). Depois de animadas discussões, o Credo (da palava latina que significa "eu creio") foi fixado. Confirmou a Unidade de Deus em três pessoas, afirmou que Jesus era "verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem", professou o sacramento do Batismo para remissão dos pecados, anunciou a ressurreição dos mortos e o Julgamento Final.
Texto adaptado de A História dos Homens: as grandes religiões, Lello & Irmão 1990.