O Mundo de Marco Polo




Fontispício do "Livro das Maravilhas do Mundo", de Jean Mandeville, 1521.






















A província de Nanchin
Nanchin é uma província muito grande e rica. A gente é idólatra; a moeda é o papel e são súbditos do Grande Cã. Vivem do comércio e das artes. Possuem muita seda, aves e caça e tudo o que é necessário para viver.
A cidade de Sanianfu
Sanianfu é uma grande e nobre cidade, que tem sob a sua senhoria doze grandes e ricas cidades. Aqui há muito comércio e muitas oficinas de artífices, sendo adoradores de ídolos. A moeda é de papel e fazem queimar os corpos dos seus mortos. São súbditos do Grande Cã; têm muita seda e todas as outras coisas nobres.
A ilha de Andaman
Andaman é uma ilha muito grande e não possui rei. Os seus habitantes são idólatras e vivem como animais selvagens. Todos os habitantes desta ilha têm a cabeça como a de um cão e os dentes e olhos como os grandes mastins. Possuem muitas especiarias. São gente cruel e comem todos os homens que apanham, exceto os daquela região.

Textos retirados de Marco Polo. Viagens, Assírio & Alvim, Lisboa, 2006.


Que informações revelou o viajante Marco Polo (século XIII) sobre as regiões da Ásia a nível político, económico e cultural? O que poderia interessar mais os Europeus?
Quais os aspetos mais exóticos da descrição de Marco Polo?

Mensagens populares