O caminho de ferro chegou a Penafiel!

A 30 de Agosto de 1911 chegaram ao Douro, no vapor Hermes, 187 toneladas de rails para o assentamento do ramal de Penafiel. A linha tinha características de via reduzida com carris de gola, era uma via americana construída sobre o leito das estradas, que nessa altura eram em piso de terra. As potentes locomotivas a vapor foram construídas pela casa Heuschel & Sohn, em Cassel, na Alemanha. A 10 de Novembro de 1912, dia de S. Martinho, começou a circular o comboio na linha do troço de Penafiel a Novelas. A velocidade da locomotiva era de 15 quilómetros por hora. Em Maio de 1914 começaram as obras de construção da linha até Entre-os-Rios. O primeiro troço foi aberto até à Calçada (Oldrões), a 20 de Novembro. A 13 de Abril de 1915, era inaugurado o troço de linha férrea até à Torre (Termas da Torre, hoje Inatel). A 27 de Junho o comboio chegava a Entre-os-Rios. Os preços dos bilhetes eram de Penafiel a S. Vicente em 1ª classe 230 réis e à Torre 270 réis. Em 3ª classe 150 réis e 180 réis respectivamente. Em dias de feira e romaria era frequente que grande número de passageiros ficasse em terra por falta de lugar.

in FERREIRA, José Fernando Coelho - O caminho de ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios, Lousada, 2000 (adaptado).


Mensagens populares