O 1 de Dezembro visto pelos alunos

No 1 de Dezembro comemora-se o dia da restauração da independência. A independência ficou em risco em 1578, quando D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir. D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, por isso surgiu o problema da sucessão ao trono. Havendo muita confusão e muitos pretendentes, quem subiu ao trono foi o cardeal D. henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Governou apenas durante dois anos.
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como novo rei de Portugal, perdendo o reino a sua independência. Durante 60 anos Portugal foi governado por reis espanhóis. Os portugueses acabaram por se revoltar contra essa situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol, com um grupo de nobres que atacaram o palácio real em Lisboa, prendendo a duquesa de Mântua, representante do rei Filipe III (IV de Espanha).
D. João, duque de Bragança, foi aclamado rei. Por quase todo Portugal metropolitano e ultramarino a mudança de regime e a aclamação de D. João como rei foram bem aceites e obedecidas. Apenas Ceuta continuou fiel à coroa espanhola.
Por isto é que Portugal celebra o 1 de Dezembro. Se não fosse este grupo de nobres, ainda hoje Portugal podia não ser independente.

Texto elaborado por Ana Isabel Silva, nº 3, 8º C

Mensagens populares